Quantidade de Páginas visitadas

Identificação


   O Colégio Estadual Dr. Marcelino Nogueira – Ensino Fundamental e Médio, localiza-se à Alameda Washington Luiz, 721 – Bairro Socomim, no município de Telêmaco Borba, Estado do Paraná, ocupando uma área periférica total de 6.419 metros quadrados construídos. O referido Colégio foi criado durante o Governo Estadual do Srº General Amintas de Barros Braga e autorizado a funcionar, conforme Decreto nº 14.442/64 de 16/03/64, recebendo o nome de Grupo Escolar Dr. Marcelino Nogueira. E Grupo Escolar Dr. Marcelino Nogueira – Noturno.
O Colégio Estadual Dr. Marcelino Nogueira, recebeu essa denominação em homenagem ao ilustre paranaense Dr. Marcelino Nogueira Júnior, Advogado, exímio orador, escritor e autor de 33 livros jurídicos.
Iniciou sua carreira profissional no Estado do Paraná aos 24 anos de idade e pelo seu grande conhecimento jurídico, deixou enriquecido o acervo moral de sua terra, acrescendo luzes no sólido da justiça, sendo admirado por seus colegas do Supremo Tribunal e considerado padrão entre os profissionais do Sul do Brasil.
Até meados de agosto do ano de 1966, enquanto aguardava-se a construção do seu prédio próprio à Alameda Washington Luiz, s/n, no Bairro Socomim, este estabelecimento de Ensino exerceu sua funções à Rua Curitiba, S/N, quadra central da cidade, quando então, dada sua transferência, cedeu lugar para atividades referentes à Escola Normal Colegial Nossa Senhora de Fátima e Escola de Aplicação.
O referido Colégio, haja visto que, mesmo ocupando-se de suas novas e apropriadas dependências, ora inacabadas, necessitou ser suprida fisicamente pela Escola Isolada Princesa Isabel, localizada nas proximidades.
Atendendo ao processo de reorganização dos estabelecimentos de Ensino nos limites da Legislação vigente, foi criada e autorizada a funcionar, de acordo com o Decreto nº 2940/77 de 11/02/77, o Complexo Escolar Telêmaco Borba – Ensino Regular e Supletivo de 1º Grau, resultante da reorganização do Grupo Escolar Dr. Marcelino Nogueira e Grupo Escolar Dr. Marcelino Nogueira – Noturno, os quais passaram a construir-se em um único.
Pelas disposições constantes de Resoluções específicas sobre a organização, estrutura e funcionamento dos cursos ministrados, novamente o Estabelecimento foi atualizado com denominação de Escola estadual Dr. Marcelino Nogueira – Ensino de 1º Grau e Supletivo.
Este Estabelecimento de Ensino, manteve até o ano de 1992, paralelamente ao Ensino de 1º Grau Regular, de 1ª / 4ª Séries, o Ensino Supletivo – Função Suplência de Educação Geral – Fase I, quando na oportunidade, por motivos precedentes, a pedido da Direção da escola, foi autorizado pelo órgão competente, a cessação definitiva das atividades escolares relativas ao Curso em pauta, através da Resolução nº 4260/93 de 04/08/93, retroativo ao início de 1993, e em decorrência, o referido estabelecimento passou a denominar-se Escola Estadual Dr. Marcelino Nogueira – Ensino de 1º Grau.
A partir do ano de 1992, em função da necessidade da clientela escolar já assistida com o Ensino de 1º Grau, no próprio Estabelecimento, assim como pela localização da Escola, a fim de possibilitar o atendimento abrangente e opcional à clientela proveniente das comunidades vizinhas, foi aprovada a implantação gradativa de 5ª / 8ª Séries do Ensino de 1º Grau Regular, conforme Resolução nº 185/92 de 21/01/92, a funcionar no período diurno, e através da Resolução nº 360/94 de 14/01/94, ficou prorrogado o prazo de autorização de funcionamento do Curso Completo de 1º Grau deste Estabelecimento, através da Resolução nº 1138/96 de 20/03/96.
O Colégio foi reconhecido pela Resolução 1138/96 de 20//03/96, e passou a denominar-se Escola Estadual Dr. Marcelino Nogueira – Ensino Fundamental (1ª à 4ª Séries C.B.A , 5ª à 8ª séries e Educação Especial).
A partir do ano de 2005 se fez necessário à implantação gradativa do Ensino Médio neste Estabelecimento devido à necessidade de atender a clientela escolar, que concluíam o Ensino Fundamental no próprio Colégio e também as comunidades vizinhas.
A Escola foi reconhecida como Colégio Estadual Dr. Marcelino Nogueira – Ensino Fundamental e Médio através da Resolução 4245/04 de 24/01/2005 a funcionar no período diurno.
Também foi implantada a Sala de Recursos de 5ª ä 8ª série do Ensino Fundamental para atender as exigências da Lei 9394/96 que prevê o atendimento aos alunos com necessidades especiais conforme Resolução 2461/05 de 12/09/05.





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito